Lojas de rua estão a recuperar relevo face às lojas em centros comerciais?

Se, como escrevíamos num artigo anterior, “Trabalhar num centro comercial é mais prestigiante que numa loja de rua” ou aparenta ser para alguns dos trabalhadores de centros comerciais, algo parece estar a mudar de significativo no comércio de rua que também poderá mudar essa percepção.

A recuperação de interesse pelas lojas de rua em detrimento das lojas localizadas em centros comerciais parece ser uma das conclusões de um estudo recente da consultora Jones Lang LaSalle sobre o mercado português. No estudo “De volta à Rua” (clique para aceder)   a consultora avança com as principais tendência afirmando que:

“O comércio de rua está de volta e está na moda. Apesar da assumida dificuldade em se afirmar face ao Centros Comerciais, novas tendências de consumo estão a surgir, uma nova consciência e geração de consumidores procuram agora no comércio de rua uma lufada de ar fresco.”

A consultura esclarece qual a dicotomia fundamental que se encontra hoje entre os centros comerciais e as lojas de rua dando com exemplo claro de sucesso das segundas o que se está a passar na Baixa-Chiado em Lisboa.

” (…) A massificação de marcas e produtos dos Centros Comerciais Vs a exclusividade e originalidade de algumas marcas presentes em lojas de comércio de rua começa a ganhar terreno e a marcar a diferença.

Lojas de moda de luxo, grandes cadeias internacionais, lojas vintage, lojas gourmet, lojas especializadas, espaços multifuncionais, galerias de arte e lojas de design são alguns dos segmentos de actividade que podemos encontrar na oferta de comércio de rua.
São espaços com um estilo muito próprio, estudados ao pormenor, de forma a atraír com sucesso um consumidor muito habituado ao formato de Centros Comerciais, onde num só local, muito comodamente, consegue encontrar tudo o que procura.

A presença de grandes marcas tem revelado o potencial deste formato que constitui, sem dúvida, uma oportunidade de expansão para o mercado de retalho nacional. (…)”

Vale a pena percorrer o referido estudo e, em particular, as principais conclusões de que aqui deixámos apenas um breve excerto.

Deixe um comentário

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/economi/public_html/melhorescentroscomerciais.com/wp-includes/functions.php on line 5107