Qual é o supermercado mais barato da sua área de residência? (revisto)

[wp_ad_camp_1]

A empresa Deco Proteste terá recolhido recentemente informação sobre preços em mais de 500 superfícies comerciais de retalho alimentar espalhadas pelo país construindo um índice de preços que permite comparar e avaliar qual a hierarquização desses estabelecimentos relativamente ao cabaz de compras analizados. O momento de referência foi o mês de abril de 2013 e é para esse momento que a comparação é válida. O ranking hoje ser diferente. Ainda assim, esta análise pontual vem sendo repetida ao longo dos anos e, segundo os responsáveis pelo estudo, mantêm-se o destaque dado à cadeia Jumbo como a mais económica em boa parte das áreas geográficas estudadas.

Contudo há uma ressalva muito importante a fazer, o estudo não considera os descontos oferecidos pelos cartões de fidelização ignorando as campanhas em vigor à data da inquirição. Por exemplo, no caso do Continente, para se definir o preço dos produtos, foram ignorados quer o desconto permanente de 1% (em cartão) quer os descontos temporários ou irregulares como as campanhas de desconto em cartão  de 10% em todas as compras (ou outras) que estavam em vigor na rede Continente.

Este é um critério discutível dado que durante a recolha de preços não terão sido ignoradas outras campanhas de descontos existentes em loja e com indicação expressa de validade. No fundo, a comparação só é válida para clientes esporádicos sem qualquer tipo de fidelização com rede ou lojas, algo que combinado com a informação de que 90% das compras feitas na rede Continente recorrem o cartão de fidelização nos dá uma ideia muito clara do enviesamento potencial que afeta as conclusões do estudo da DECO Protese. Assim, se por hipótese uma rede aposta mais em descontos em loja (por exemplo, Pingo Doce ou Jumbo) e outra aposta mais em descontos associados a um programa de fidelização (por exemplo Continente mas também o próprio Jumbo e Intermarche), a segunda fica fortemente penalizada nesta forma de realizar a comparação, podendo os dados finais servir de má referência para os clientes.

Será então o Jumbo o supermercado mais económico? Dependerá dos critérios de avaliação. Segundo os critérios usados pela empresa DECO Proteste, em abril de 2013 sim, segundo os clientes regulares de cada rede de supermercados, não sabemos.

Feitas as ressalvas, a empresa Deco-Proteste disponibiliza o simulador por área geográfica que permite o acesso à base de dados construída. Os interessados podem aceder aqui.

Related posts

One Comment;

  1. nmcoliveira said:

    Bom dia caríssimos leitores,

    Este estudo não vale nada, porque não contempla os 2 supermercados onde se pode comprar mais barato. O Aldi é definitivamente o supermercado mais barato e depois vem o Lidl.
    Eu já alertei a DECO mas não serviu de nada, porque este estudo deve ser um daqueles estudos encomendados.
    A DECO, entidade que sempre acompanhei o seu trabalho, ficou mal neste estudo. Onde é que está a tão prestigiada independência da DECO ?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Top