O Wi-GO projeto nasceu na Universidade da Beira Interior, pela mão de quatro estudantes que concorreram e venceram o “Imagine Cup Portugal 2012”, patrocinado pela Microsoft.
Segundo os promotores:
” (…) [O] wi-GO é um dispositivo autónomo que está a ser desenvolvido para seguir uma determinada pessoa com deficiência ou mobilidade roduzida, para onde quer que esta se desloque, permitindo assim transportar objectos de forma autónoma, dinâmica e segura, evitando obstáculos e perigos. O wi-GO utiliza as mais avançada tecnologia de reconhecimento de imagem através do sensor Kinect, permitindo assim seguir a pessoa certa.
O wi-GO é único e pode ser utilizado em aeroportos, centros comerciais, hospitais, lojas, nas casas das pessoas e até mesmo em ambientes de espaço aberto assim como na industria que necessite de uma solução para transporte de objectos. (…)”
O que é o Wi-Go e de que forma pode facilitar o transporte de objetos por parte de cidadãos com dificuldades temporárias ou permanente? Talvez o ideal seja ver o vídeo que apresenta o protótipo a funcionar na prática depois de uma breve demonstração das dificuldades habituais: