Trabalhar num centro comercial é mais prestigiante que numa loja de rua?

Em artigo recente do jornal Público deu-se nota de um estudo, sem representatividade a nível nacional, realizado com enfoque nas lojas de vestuário e restauração dos oito maiores centros comerciais da área metropolitana do Porto. Neste estudo, a investigadora Sofia Alexandra Cruz do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto inquiriu 60 pessoas que aí desempenhavam trabalho a tempo inteiro ou parcial uma das conclusões, apesar dos aspectos potencialmente chocantes relativos à remuneração (máximo de 1190€), horários e condições de trabalho também sublinhados, é a de que os entrevistados preferem trabalhar num centro comercial em vez de trabalhar no comércio de rua. Porquê? Um excerto com essa reposta concreta:

” (…) Para a minha amostra, é mais prestigiante estar num centro comercial do que numa loja de rua. Estou a fazer um trabalho sobre outros grupos profissionais dentro dos centros comerciais – como a limpeza e a segurança – e uma empregada de limpeza dizia-me que preferia trabalhar num centro comercial porque havia pessoas bonitas, uma decoração agradável e ela, que já tinha trabalhado em hospitais, sentia-se melhor. (…)”

O artigo completo do Público pode ser lido aqui (clique aqui).

Junte-se à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/economi/public_html/melhorescentroscomerciais.com/wp-includes/functions.php on line 5107